domingo, 29 de maio de 2016

Geografia Política: Capitalismo e Socialismo

  Acompanho amplos debates e informações nos sites de relacionamento sobre regimes econômicos e ideias políticas, mas, noto que muitas pessoas apenas  postam alguns assuntos sem ter conhecimento, ou então procuram se aprofundar nestes e em outros temas.
  Com este texto não quero ser o dono da verdade, nem mesmo tenho a intenção de ofender ninguém, estou trazendo apenas uma pesquisa e um esclarecimento de termos, adiantando que a teoria muitas vezes navega muito longe da prática.
  Acredito que é importante ter a mente aberta a todas as formas de pensamento, para então chegar a conclusões e a uma forma própria de pensar.
  Então, o que é o capitalismo: segundo Ernest Mandel “O capitalismo é um modo de produção fundado na divisão da sociedade em duas classes essenciais: a dos proprietários dos meios de produção (terra, matérias-primas, máquinas e instrumentos de trabalho) - sejam eles indivíduos ou sociedades - que compram a força de trabalho para fazer funcionar as suas empresas; a dos proletários, que são obrigados a vender a sua força de trabalho, porque eles não têm acesso directo aos meios de produção ou de subsistência, nem o capital que lhes permita trabalhar por sua própria conta.” (https://www.marxists.org/portugues/mandel/1981/mes/capitalismo.htm, acesso em 29.5.2016), segundo o mesmo autor não existe o capitalismo real, principalmente nos países pobres, que possuem uma dependência muito grande do capital externo e das oligarquias locais.
  Segundo Max Webber o capitalismo existe para abastecer as necessidades das pessoas com a finalidade do grupo, apropriando-se dos meios de produção (primário, secundário e terciários), pregando a liberdade de mercado.
  Já para Karl Marx, as condições capitalistas criam o “exército de reserva”, que irá favorecer o acúmulo de capital pelos proprietários e o empobrecimento da classe trabalhadora que terá que vender sua força de trabalho cada vez por valores mais baixo e por maior tempo.
  E o socialismo: os primeiros formuladores do pensamento socialista acreditavam que a burguesia reconheceria a exploração imposta aos operários e, a partir daí, se daria uma mudança no sistema vigente. Sendo que a burguesia compartilharia sua riqueza e seu poder e a sociedade alcançaria um modo de vida comunista. Esse tipo de formulação é uma utopia (Socialismo Utópico).
  Em contrapartida à essa primeira corrente ideológica do Socialismo, o alemão Karl Marx  a sociedade precisa passar por etapas até obter as condições necessárias para o comunismo. Assim, a sociedade capitalista precisaria se desenvolver a tal ponto que pudesse permitir ao proletariado o controle dos meios de produção em uma sociedade socialista e, só depois de pensamento de Karl Marx foi desenvolvido baseando-se nos estudos das obras de intelectuais franceses e do alemão Hegel, e, na verdade, recebeu também grande auxílio de outro alemão, Friedrich Engels.
  Como pode ser observado estas teorias são econômicas muito mais que políticas.
  Resumindo, pode-se fazer um quadro comparativo entre estas duas ideias econômicas, observe:
Capitalismo
Socialismo
Meio de produção (terras, máquinas, fábricas, etc) controlados pela livre iniciativa, que tem como objetivo o lucro
Atividade econômica planificada, onde o governo deve decidir onde produzir.
Empresas têm liberdade de ação (livre iniciativa)
Meios de produção são de propriedade do estado
Os preços são definidos pelo livre mercado
Os preços são definidos pelo governo
Os trabalhadores vendem sua força de trabalho (trabalho assalariado)
Os trabalhadores são funcionários do Estado
  Para concluir acredito que a discussão não deve ser uma ou outra forma de entendimento econômico da sociedade, mas sim, a junção das duas, em que se tenha em mente a justiça social, e que todos tenham as mesmas chances de alcançar seus objetivos, estas chances são dadas, principalmente pelo acesso a educação, que irá preparar a todos, de uma forma igualitária.

Fontes:
MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Edipro, 2010.
MARX, Karl. O Manifesto Comunista. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1998
MÉDICE, Miriam de Cássia; ALMEIDA, Miriam Lino de. Geografia política: a nova ordem mundial. São Paulo: Editora Nova Geração, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário