quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Rio Grande do Sul: Geologia e geomorfologia




Legenda:
Escudo Uruguaio-sul-rio-grandense:
Formado a partir da Era Pré-cambriana por rochas ígneas e metamórficas (predominantes). Tem como características forma grosseiramente triangular com vértices em Porto Alegre, São Gabriel e Viamão. As altitudes variam de 200 a 400m, com topos aplainados e vertentes dissecadas.

Depressão Periférica:
Formada a partir da Era Paleozoica por rochas sedimentares, conglomerados, arenitos e siltitos. Tem como característica ser uma depressão embutida entre o escudo e o planalto, com forma de arco. As altitudes variam entre 100 e 200m. Tem como formas dominantes as colinas côncavo-convexos de topo plano (coxilhas).

Planalto Basáltico:
Formado a partir da Era Mesozoica por rochas eruptivas, basalto predominantemente e sedimentares na base. Ocupa o centro-norte do estado com maiores altitudes a NE. É limitado por uma escarpa abrupta voltada para o oceano (escarpa de linha de falha Osório-Torres) e outra escarpa de erosão em contato com a Depressão Central.

Cuesta do Haedo:
Formado a partir da Era Mesozoica por rochas eruptivas, basalto predominantemente e sedimentares na base. Foi seccionada do Planalto pela percée formado pelo rio Ibicuí. Suas altitudes ficam em torno de 300m no leste e 80m na calha do rio Uruguai. Formas dominantes colinas e morros tabulares isolados.

Planície Litorânea:
Formada a partir da Era Cenozoica por depósitos sedimentares decorrentes de períodos de transgressão e regressão marinha. Tem terras baixas, com presença de feições colinosas, terraços, planícies fluvio-lacustres e campos de dunas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário